Operação foi deflagrada em cinco cidades do Sertão de Pernambuco. Grupo era responsável por tráfico de drogas, homicídios e venda de armas.
Taisa AlencarDo G1 Petrolina
Foi deflagada na manhã desta quinta-feira (21), em cinco cidades do Sertão de Pernambuco, a ‘Operação Hades’. Em Salgueiro, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão no presídio da cidade. Ainda são alvos da ação os municípios de São José do Egito, Itapetim, Verdejante e Arcoverde. A operação contou com a assessoria da 26ª Delegacia Seccional de Petrolina.
De acordo com o gestor de Controle Operacional do Interior 2, delegado Lamartine Fontes, até o momento 13 pessoas foram presas e cinco estão foragidas. Os demais mandados de prisão ocorreram dentro do próprio sistema prisional.
“Em Salgueiro foi cumprido um mandado de prisão no presídio da cidade. A investigação partiu do delegado Ubiratan Rocha, que descobriu uma organização criminosa responsável pela prática de roubos, homicídios, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo”, explicou.
Ainda segundo Lamartine, as ordens eram dadas de dentro dos presídios. “Essas pessoas utilizavam o celular, de dentro das penitenciárias, para outras pessoas executarem os crimes. Agora elas serão encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, onde vão prestar depoimento e responderão por mais um processo na justiça”, detalhou Lamartine.
Do total dos 15 mandados de prisão preventiva, sete foram expedidos em desfavor de detentos recolhidos no sistema prisional. A polícia cumpre ainda 37 mandados de busca e apreensão domiciliar.