A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quarta-feira (28) oito mandados de buscas e apreensões nos municípios de Salgueiro, no Sertão pernambucano, Recife e Olinda. A Operação Solaris tem o objetivo de combater supostos desvios de dinheiro público na Secretaria de Saúde do de Salgueiro. Dois mandados foram cumpridos na prefeitura da cidade sertaneja. A PF não informou se houve prisões.
Segundo a PF, foram cinco meses de investigações, que apontam para um esquema de corrupção e propina envolvendo ex-servidores e uma empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela Prefeitura de Salgueiro, através do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que é ligado ao Ministério da Saúde. Os desvios dos recursos dizem respeito à gestão municipal passada.
As buscas, segundo a PF, foram feitas com o objetivo de arrecadar documentos relativos a contratação e pagamentos prestados ao Programa de TFD, além de planilhas de controles de hospedagem e transporte.
Os crimes investigados são de falsidade ideológica, associação criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. De acordo com a PF, o valor dos prejuízos aos cofres públicos e os recursos desviados ainda estão sendo levantados.
O G1 entrou em contato com o ex-prefeito de Salgueiro, Marcondes de Sá, e ele disse que no momento não vai se posicionar oficialmente sobre o caso.
TFD
O Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um programa instituído pela Portaria nº 055/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no Estado de origem por falta de serviços habilitados. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade. (G1 Petrolina)