A ampliação dos serviços vai assegurar a chegada das águas do “velho Chico” ao Ceará no próximo mês de agosto
Assessoria de imprensa / Foto: reprodução
O ministro da Integração, Antonio de Pádua, informou nesta sexta-feira (25) por meio de sua assessoria que o Eixo Norte do projeto de transposição do rio São Francisco está funcionando com três turnos.
A ampliação dos serviços vai assegurar a chegada das águas do “velho Chico” ao Ceará no próximo mês de agosto, segundo o ministro.
Hoje, mais de 1.000 trabalhadores atuam na obra, sendo que, até o final de junho, quando o trecho atingirá seu pico máximo de serviços, estará com cerca de 3 mil.
“A garantia de segurança hídrica para o Nordeste é um sonho que está cada vez mais próximo. Assim como cumprimos a missão de levar água para Pernambuco e para a Paraíba, suspendendo inclusive o racionamento em Campina Grande, faremos o mesmo com o Eixo Norte”, garantiu o ministro após reunião para avaliar o acompanhamento das obrasna cidade de Juazeiro (CE).
Diversas frentes de serviço estão atuando simultaneamente no Eixo Norte, que possui 140 quilômetros de extensão. As obras já estão 96% concluídas e a previsão do Ministério é finalizar a terceira estação de bombeamento desse trecho no final do mês de junho.
Essa estação vai impulsionar as águas a 90 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares. As demais etapas do Eixo Norte estão em fase final de conclusão.