Início Notícias Obra da ferrovia Transnordestina não tem prazo para ser concluída

Obra da ferrovia Transnordestina não tem prazo para ser concluída

880

altHoje, a situação das obras está próxima da paralisação total.

AE / Foto: reprodução

Uma década depois de iniciada, a Transnordestina viu seus 1.753 quilômetros de extensão serem transformados em um comboio de irregularidades e problemas estruturais. Já não se sabe sequer qual será o custo total do empreendimento, tampouco quando os trilhos que cortam três Estados do Nordeste serão ocupados por vagões e locomotivas.

Hoje, a situação das obras está próxima da paralisação total. Em outubro do ano passado, quando Tribunal de Contas da União (TCU) visitou o empreendimento, havia apenas 829 funcionários trabalhando no traçado na malha. Um ano e meio atrás, esse número chegava a 5,4 mil trabalhadores.

As estimativas apontam que apenas metade do projeto foi concluída até hoje. Isso significa que a ferrovia – que entraria em operação em 2010, conforme os planos originais – não estará pronta antes de 2020. Apesar de toda a pressão de Pernambuco, Ceará e Piauí para que o empreendimento seja concluído, a realidade é que, no governo federal, há quem avalie que a ferrovia “perdeu o timing”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here