Início Notícias O transporte indiscriminado de lenha no sertão será debatido no Todos por...

O transporte indiscriminado de lenha no sertão será debatido no Todos por Pernambuco

958
alt

alt

A devastação da caatinga

Com data para ser retomado na próxima quinta-feira, em Surubim, o seminário Todos por Pernambuco é uma excelente oportunidade para a população ficar mais próxima do Governo, opinar e participar das ações priorizadas pelo governador e sua equipe. O que se discute são ideias, programas e sugestões para serem postas em prática neste e nos próximos três anos.

Técnico por formação, o governador Paulo Câmara (PSB) participa ativamente do evento, desde o momento da abertura, logo cedo, até o final, no início da noite. As plenárias da parte da tarde, acompanhadas pelo governador e todo o secretariado, pegam fogo. A sociedade usa a tribuna para reivindicar, cobrar, denunciar e até protestar.

De todas as etapas do fórum a que chamou mais atenção foi a do Pajeú, em Afogados da Ingazeira. Ali, um garoto de apenas 12 anos, residente em Carnaíba, roubou a cena e numa demonstração de cidadania ensinou como usar melhor a água e combater o desperdício. A Igreja apresentou um documento ao governador denunciando o desmatamento da caatinga.

Segundo Dom Egídio, bispo do Sertão do Pajeú, mais de 70 caminhões trafegam, semanalmente, por rodovias estaduais transportando lenha extraída de áreas de caatinga do Sertão sem que haja nenhum tipo de fiscalização ou controle nem pelo Ibama nem por qualquer órgão federal ou estadual.

“Muitas vezes esses caminhões fazem duas viagens numa média semanal de 140 carradas de lenha”, alertou o religioso, adiantando que, para driblar a Polícia Federal, o cartel que está destruindo a caatinga tem feito o transporte da madeira geralmente nos fins de semana, usando estradas pouco ou quase nada fiscalizadas pela Polícia Rodoviária Federal.

Em artigo neste blog, o jornalista e advogado Cláudio Soares já havia feito a denúncia da exploração descontrolada de madeira no Sertão pernambucano, tendo, inclusive, flagrado caminhões pela estrada apinhados de lenha com destino a carvoarias e pequenas indústrias da região e até de Estados vizinhos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, presente ao seminário, recebeu de imediato a missão de fazer uma ampla investigação, o que será cobrado mais adiante pelo bispo Dom Egídio ao governador Paulo Câmara. Se os fóruns seguintes – e faltam ainda as regiões do Agreste, Mata e Metropolitana – seguirem nessa linha certamente Câmara colherá contribuições importantes para enriquecer o seu programa de Governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here