Um resumo de tudo que se sabe oficialmente sobre o primeiro caso suspeito da doença em Pernambuco
Resumo da notícia:
– Passageira de voo da Azul, que veio de São Paulo para o Recife
– Moradora de Caruaru, de 51 anos
– Fez conexão em São Paulo vindo de Milão, no norte da Itália, região com muitos casos da doença
– Outros passageiros do voo foram examinados e liberados
– Mulher foi encaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz, no Recife
– Secretaria de saúde confirmou, em coletiva de imprensa, que a paciente se enquadra nas características de caso suspeito
– Paciente está sendo monitorada sob vigilância
Primeiro caso suspeito em Pernambuco
A mulher de 51 anos, moradora de Caruaru e que não teve o nome revelado, foi retirada da aeronave e examinada por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, uma das unidades de referência popular selecionadas para fazer o atendimento especializado de possíveis casos do coronavírus.
Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a paciente foi fazer um curso no Norte da Itália, dia 13 de fevereiro. Apresentou febre nos dias 17 e 18 de fevereiro, e atualmente relata dor de garganta e moleza no corpo.
“Importante dizer para população que o Plano de contingência que foi montado pelo Estado de Pernambuco funcionou a contento, tanto por parte do acionamento da Anvisa, como do suporte que foi dado pelo Samu metropolitano da Prefeitura da Cidade do Recife, como a referência para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que é referência nesses casos. A paciente foi adequadamente transportada, isolada, está fazendo os exames necessários. A partir da mudança do diagnóstico em relação a pacientes oriundos da Itália, ela se enquadra como caso suspeito”.