Evento conta com representantes das seccionais e departamentos de todo o estado
Começou na noite desta sexta-feira (14) em Caruaru o 1º Congresso de Base dos Policiais Civis de Pernambuco. O evento acontece no Caruaru Pallace Hotel e segue nos dias 15 e 16, contando com representantes das seccionais e departamentos de todas as regiões do estado, além de nomes como os de Maurício Rands, Denise Lócio, Roberto Darós e Adriano Bandeira como palestrantes. Entre os principais objetivos do encontro estão a realização de um debate e a subsequente construção de ideias em torno de novas formas de atuação na luta sindical contemporânea e, a partir delas, constituir uma pauta que será apresentada e avaliada pela categoria, em Assembleia Geral, e posteriormente encaminhada ao Governo do Estado.
Na primeira noite de debates, a banca foi composta pelas Comissárias de Polícia, Cristina Tavares e Sílvia Mônica, a Escrivã de Polícia, Denise Lócio e a diretora do SINPOL-PE, Jaciara Maciel. Em pauta, elas falaram sobre o tema o desafio de ser mulher Policial. Além de contar sobre as suas experiências dentro da Categoria, as palestrantes abordaram a história da mulher na Polícia Civil, a qualidade de vida e as conquistas alcançadas.
Neste sábado o Congresso irá debater temas como modelos de polícia, funcionamento e atribuições, além de uma pauta salarial que atenda aos interesses da categoria. “É importante buscar a justiça pelo trabalho realizado pelos Policiais Civis no dia a dia e a busca por uma maior dignidade funcional e salarial para a base, corrigindo distorções e avançando em direitos”, explica o Presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.
Realizado pela primeira vez na história do Sinpol-PE, o Congresso é uma aposta democrática e participativa na construção de uma pauta de reivindicações que será apresentada ao governo estadual. Nesse sentido, é importante ressaltar que o evento será aberto a todos os Policiais Civis de Pernambuco, inclusive aos aposentados. “Queremos ouvir toda a classe para que a nossa pauta contemple a todos. Acredito que estamos diante de uma grande oportunidade. Levar a diretoria do Sinpol à base e levar a base ao seu devido lugar de protagonismo na condução do sindicato que os representa é o caminho para alcançarmos todos os nossos objetivos, de maneira coesa e sustentável”, arremata Rafael.