Conforme balanço, 93 assassinatos foram registrados na região em 2014.
Por Roberto Gonçalves
O número de pessoas assassinadas em 2014 no Sertão do Araripe, cresceu 4,3 %, se comparado ao ano anterior. Segundo balanço do Blog do Roberto Araripina, de janeiro a dezembro foram registrados 93 homicídios na região, enquanto em 2013 foram 89 assassinatos. Ainda de acordo com o levantamento, 88 homens e cinco mulheres foram assassinados na região. A maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos. Das cinco mulheres mortas, quatro foram assassinadas em Exu e uma em Ouricuri.
O município mais violento em 2014 foi Ouricuri, com o registro de 27 assassinatos, em seguida Araripina com 19, Trindade com 16, Ibupi 11, Exu 09, Santa Cruz 05, Bodocó 04, Morelândia 01, Santa Filomena 01 e Granito 00.
Conforme a polícia, cerca de 40% dos assassinatos estão ligados a crimes passionais ou brigas por motivo fútil.
Os casos de brigas dificulta o trabalho de prevenção da polícia e fica mais difícil, porque não tem como a polícia prever uma briga entre familiares, entre vizinhos, entre amigos, ou uma vingança que ocorreu no passado. Aí é uma questão mais educacional e de valores das pessoas que estão cometendo esses crimes.
Nos anos anteriores, ainda de acordo com a Polícia Civil, o tráfico de drogas foi a principal causa das mortes, chegando entre 70% e 80% dos casos. A Polícia Militar tem feito um grande número de apreensões e prisões relacionadas ao tráfico. Isso somado as investigações realizadas pela Delegacia de Homicídios. Esse trabalho conjunto tem ajudado a diminuir a formação de quadrilhas e os crimes relacionados ao tráfico de drogas.