Durante a madrugada de hoje (23.10), a mancha de óleo que desde o início de setembro vem atingindo as praias do Nordeste, e já afetou praias do Litoral Norte e Sul de Pernambuco, chegou à praia de Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes) e, antes do meio-dia, à praia do Janga (Paulista), municípios da Região Metropolitana do Recife.
Equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que estavam atuando no monitoramento de outras praias pernambucanas, onde o óleo já foi recolhido, foram destacadas para as ações nessas duas novas praias atingidas pelo produto. Uma grande quantidade de voluntários, de diferentes áreas de atuação, estão na ação conjunta das três esferas do Governo, para diminuir os impactos ambientais causados pelo óleo. O diretor presidente da CPRH, Djalma Paes, a diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade, Janaína Teixeira, e a chefe de Gabinete Sandra Tenório, participaram das ações, na praia do Janga, juntamente com o corpo técnico da CPRH.
Hoje, além das praias do Janga (Paulista), Barra de Jangada, e Candeias (Jaboatão dos Guararapes) as equipes da CPRH e da Semas realizaram ações nas praias do Paiva, Xareu e Itapuama (Cabo de Santo Agostinho); Cupe, Muro Alto, Maracaípe, Porto de Galinhas e Serrambi (Ipojuca); Mamucabinhas (Barreiros), Pedra e Reduto (Rio Formoso); Boca da Barra (Tamandaré) e nos estuários dos rios Una e Pissununga (São José da Coroa Grande). As praias dos municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, todas no Litoral Norte, também estão sendo monitoradas.