Início Notícias No quadro ‘Fala Doutora’ a ginecologista Késia Holanda tira dúvidas das ouvintes...

No quadro ‘Fala Doutora’ a ginecologista Késia Holanda tira dúvidas das ouvintes sobre saúde da mulher; ouça

472
Foto: arquivo Blog do Roberto

As mulheres no Brasil somam 51,7% da população e existem muitas preocupações e dúvidas sobre a saúde feminina, porque o país ainda apresenta falhas em relação às políticas públicas nesse sentido.

Nessa sexta-feira (28), foi dia do quadro ‘Fala Doutora’ no programa Araripina Urgente, da Arari FM, com a ginecologista Drª Késia Holanda, onde respondeu questionamentos enviados pelas ouvintes.

O primeiro questionamento foi de uma ouvinte que deseja engravidar, a Eliane da Vila Bringel comentou que não toma contraceptivos mas não consegue emprenhar.

“Nas primeiras coisas a gente tem que avaliar a sua idade, suas relações sexuais, como acontece no casal, se são de forma corriqueiras, não digo que as relações sejam todos os dias, mas tem que se contínuas entre o casal. Um dos maiores problemas que acontece para a mulher não engravidar, as vezes nem está na mulher, mas no homem que não tem espermatozóides com a qualidade tão boa para que ele consiga fazer a fecundação. É importante fazer o exame pra gente ver como estão teus folículos ovarianos, se está tudo ok e pegar outras informações para fazer uma investigação e saber a causa”, explicou a médica.

Outra pergunta foi da ouvinte Ana Lúcia, há 13 anos ela toma contraceptivos e conta que quando pára de tomar, o ciclo menstrual fica intenso e quando não toma o medicamento, a menstruação diminui o fluxo.

“O anteconcepcional tem boas funções de diminuir o fluxo e a contracepção mesmo.Para as mulheres que não desejam engravidar, nesse caso, um tratamento é fazer uma regularização do ciclo menstrual, mas tem outros anteconcepcionais que são mais interessantes para essas coisas”, disse Késia.

A especialista também deu outras informações interessantes a respeito dos anteconcepcionais. Segundo ela, tem alguns que fazem melhorar a pele, o cabelo, outros fazem diminuir o excesso de peso e melhoram o humor, mas é importante conversar sobre o assunto no consultório médico.

A Elândia Soares do centro da cidade, perguntou se é possível colocar o DIU no ato do parto.

“Sim, é indicado colocar até às primeiras 48 horas pós o parto. Quando não, é preciso esperar mais um pouquinho, de 30 a 40 dias após, alguns preferem colocar somente quando as mulheres estão menstruadas outros não”, explicou.

Mesmo com um cotidiano mais atribulado, dar atenção ao bem-estar e à qualidade de vida faz toda a diferença.

Toda sexta-feira, tem saúde feminina no Araripina Urgente, as perguntas em áudio ou texto podem ser enviadas para o WhatsApp do programa (87) 9 9191-0116. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here