“Foram 10 anos do diagnóstico até a fase final. Essa doença realmente afeta além do portador, também os familiares”, disse Nancy Alencar. Ouça entrevista.
Por Roberto Gonçalves / Foto: arquivo familiar
Nancy Nunes de Alencar, viúva do saudoso Francisco Alves de Souza, mais conhecido da comunidade araripinense como professor Tota, esteve nesta sexta-feira (21), Dia Mundial do Alzhimer, concedendo uma entrevista prá falar sobre o assunto no programa Araripina Urgente da Radio Arari FM.
De acordo com Nancy, foram 10 anos do diagnóstico até a fase final, e que a doença realmente afeta além do portador, também os familiares.
“A doença é caracterizada pelo esquecimento, que não é só o esquecimento. Vem muitos sintomas. São três fases e é um sofrimento para o doente, para o familiar que está na convivência no dia a dia e se sente impotente diante da situação. Mas assim, é um momento que exige amor, que é a principal ferramenta prá se lidar com essa doença”, frisou.
Ainda segundo Nancy Alencar, as pessoas da Região do Araripe que tem parentes que sofrem com a doença, podem procura-la para troca de experiências.
“A melhor forma de ajudar o próximo é compartilhando essas informações, como foi o dia a dia por exemplo. Então assim, eu me coloco à disposição, quem queira me procurar prá conversar sobre o assunto, fique a vontade. Eu moro próximo ao Aplausos, meu número para contato é (87) 9 9159-9434”. Ouça a entrevista na íntegra: