Por Cidinha Medrado para o Blog
A pandemia do novo coronavírus impactou o mundo economicamente em todos os setores. Apesar do avanço na área tecnológica, especialmente a virtual, a consequência é negativa e se agravou mais depois das eleições municipais de 2020, com o aumento do número de casos da doença covid-19, a ponto, de muitos empresários, fecharem suas portas e deixarem o mundo dos negócios sem nenhuma esperança de voltar.
O especialista em investimentos e bacharel em contabilidade, Dorginan Arraes participou de um bate-papo com Roberto Gonçalves na manhã desta sexta-feira no programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, falando sobre o caos econômico que vive o mundo. Ele avaliou que o saldo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentou um saldo positivo para a atual situação no Brasil. De acordo com o cadastro, foram 400.639 novos empregos em fevereiro de 2021, isso indica uma recuperação de parte das atividades econômicas, também sobre os números de demissões, 1.694.504 admissões em empregos com carteira assinada, maior crescimento, de acordo com o ministro da economia Paulo Guedes.
Apesar das perdas, para Dorginan, os números são animadores. Ele disse que mesmo com a acomodação por causa do impedimento pela pandemia, após um ano, produziu resultados positivos. A alta na taxa da Selic também ameniza a inflação, que no ano pode ser otimista e que a tendência complexa para o entendimento do PIB, pode fechar em 3,5% este ano e haver um crescimento, porém, para quem tá parado, precisa experimentar e investir no mercado financeiro.
“Quem tinha sua empresa, seu recurso, de repente se vê com ele parado ali com receio de fazer um investimento na vida real, na sua empresa, comprando um imóvel ou investindo no mercado financeiro”, disse ele.
Para quem quer ou já investe na Bolsa de Valores, Dorginan aconselha, que seja otimista. A BV pode oferecer vantagens significantes, no entanto, este reflexo vem surgindo dos recursos estrangeiros, com investimentos que tornarão o país um cenário propenso ao crescimento do ponto de vista econômico.
“A gente tem que se organizar no sentido de uma educação e inteligência financeira, mesmo que o saldo seja negativo, no final do mês sempre tem algo a economizar, para sobrar um recurso, existem papeis que vão ajudar a escalar a sobra de caixa, tem que especializar também em seu trabalho, sua área e separando os 10% recomendados pelos educadores, é possível aplicar no mercado, é preciso ter a reserva”, explicou.
O especialista que é sócio da Financial Partner (credenciado a XP Investimentos) também falou sobre investimentos em diversas áreas e maneiras e como o papel dos contadores se destacou muito na pandemia. Dorginan aproveita a necessidade de informações das pessoas, para oferecer cursos e consultorias pela internet https://www.instagram.com/dorginan_arraes/?hl=pt-br. Ouça a entrevista na íntegra: