Não foi só em Araripina na que a chuva caiu com força neste fim de semana, outros municípios do Sertão de PE registraram altos níveis de precipitações.
Do JC Online / Foto: Blog do Roberto Araripina
Em Belém de São Francisco (Itaparica), a população foi surpreendida com granizo e, em Parnamirim (Central), as precipitações pluviométricas chegaram a 41 milímetros, maior índice da região.
De acordo com a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac), a chuva no Sertão durante este mês é algo considerado normal. Ainda assim, a irregularidade e a intensidade como as precipitações têm ocorrido são fatores que intrigam os meteorologistas.
Pela falta de equipamentos, a Apac não pode realizar a medição da chuva de granizo, mas afirma que em cidades próximas a Belém de São Francisco a chuva foi bem distribuída e forte.
Em Parnamirim, por exemplo, os equipamentos da Agência registraram 41 mm de precipitação, maior índice de chuva em toda a região no fim de semana. Já em Orocó (São Francisco) a chuva chegou a ultrapassar os 27 mm.
Fenômeno
Ainda segundo a Agência de Águas e Clima, as chuvas de granizo e em forma líquida são reflexos da ação do Vórtice Ciclônico de Ar Superior de Altos Níveis, que, apesar de se tratar do mesmo fenômeno que atingiu a Região Metropolitana do Recife no dia 29 de janeiro, age de forma diferente agora no Sertão. Não é a primeira vez este ano que o granizo cai em cidades de Pernambuco. Em janeiro, moradores da região Agreste também fizeram o registro do fenômeno meteorológico.