Início Notícias Mudança na data da Missa do Vaqueiro provoca revolta em Serrita

Mudança na data da Missa do Vaqueiro provoca revolta em Serrita

161
Foto: divulgação

Um dos eventos mais emblemáticos do Sertão pernambucano, a Missa do Vaqueiro de Serrita, está no centro de uma polêmica que mobiliza moradores, representantes da cultura local e profissionais do turismo. A tradicional celebração religiosa, que acontece anualmente na quarta semana de julho, corre o risco de ter sua data modificada por decisão do prefeito Aleudo Benedito (MDB), que aprovou um projeto de lei que prevê uma celebração à parte intitulada “Festa do Jacó”.

A medida foi aprovada em uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, logo após uma audiência pública. Segundo denúncias, a população não foi informada com antecedência suficiente sobre a audiência, e o debate contou apenas com a presença de representantes da Empetur, Fundarpe, do secretário de Cultura do município, vereadores e alguns curiosos. Nenhuma consulta pública, de fato, foi feita com a comunidade. O novo projeto do prefeito transforma o tradicional evento sertanejo em duas festas distintas, com datas diferentes. A 55ª Missa do Vaqueiro está marcada para o quarto domingo de julho, dia 27, e conta com o Padre Antônio Maria.

O anúncio da mudança foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual Aleudo ignora os trâmites legais e o parecer do Ministério Público — o promotor de Justiça, Leon Klinsman Farias Ferreira, havia recomendado ao gestor que se abstivesse de sancionar o projeto, pois a proposta “caracteriza substituição simbólica indevida da manifestação cultural original, desrespeitando o patrimônio cultural protegido e ultrapassando a competência legislativa do Município, conforme disposto no artigo 24, inciso VII, e no artigo 215 da Constituição Federal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here