Coordenador das ações no Polo Gesseiro afirma que a produção do gesso de Pernambuco é a maior da América Latina, mas representa apenas 0,5% do PIB estadual
Foto: reprodução
O Ministério Público do Trabalho (MPT) esteve reunido com secretários do Governo de Pernambuco, em parceria com a Organização Internacional de Trabalho e o Pacto Global das Nações Unidas para propor adesão a plano de ação interinstitucional para melhorias das condições de trabalho no polo gesseiro do estado. Diversos representantes desses órgãos estavam presentes em busca de uma intervenção, que melhore a cadeia produtiva do gesso, que se localiza em toda região de Araripina.
De acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenador das ações no Polo Gesseiro, Rogério Sitônio, a produção do gesso do estado de pernambuco é a maior da américa latina, mas representa apenas 0,5% do PIB estadual. Ele afirmou, que isso acontece devido às informalidades do setor e das empresas que atuam na cadeia produtiva do gesso.
“Isso leva a uma série de violações a direitos, tanto a direitos dos trabalhadores, como também há uma série de irregularidades ambientais e no adoecimento da população”, explica o coordenador.