Início Notícias Mostra exibe curtas metragens produzidos por estudantes de Araripina

Mostra exibe curtas metragens produzidos por estudantes de Araripina

266
Foto: reprodução

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Manoel Bonifácio Costa, da cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, produziram dois filmes que retratam o Cangaço e as lendas do Sertão nordestino. Os curtas foram exibidos durante uma mostra aberta ao público, realizada na unidade de ensino, na noite desta segunda-feira (30).

Os personagens dos curtas foram interpretados pelos estudantes. Foram eles que também filmaram e editaram todo o conteúdo. O primeiro filme retrata a passagem de Lampião pelo Sertão do Araripe, em meados dos anos 1920, destacando os conflitos e a ideologia dos cangaceiros. O segundo trata da lenda do Lobisomem, que, segundo o folclore brasileiro, trata-se de um homem que se transforma em lobo.

A educadora de apoio Wiljânia de Souza  liderou o projeto. Ela conta que esse trabalho é um incentivo à expressão criativa, artística, social e cultural. “Professores e estudantes mostraram a importância do protagonismo juvenil, da criatividade e do espírito de pertencimento ao nosso Estado e à região sertaneja, enaltecendo nossa paisagem, nosso cenário”, relata a professora.

Entre as disciplinas trabalhadas estão a língua portuguesa, a partir do desenvolvimento do roteiro, criação de diálogos, pesquisa e leitura; artes com o desenvolvimento  do figurino e da cenografia; história, através das pesquisas sobre os temas; matemática, por meio da elaboração do orçamento do curta-metragem; e física, já que os jovens estudaram a luz e o som para a realização das filmagens.

O estudante Guilherme Félix da Silva foi ator e editor de imagens dos filmes. Ele conta que o trabalho foi de grande valia. “Foi uma experiência incrível, que vai ficar guardada na memória. Vou poder olhar para aquele filme e dizer ‘eu participei daquilo quando era jovem’”, conta. (Blog do Thiago Lima)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here