Armando Monteiro Filho sofria de complicações no sistema respiratório e faleceu em casa
Rádio Jornal / Foto: Arquivo pessoal/divulgação
Morreu, nesta terça-feira (2), o engenheiro, ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Armando Monteiro Filho. Ele tinha 92 anos. A informação foi confirmada pelo senador Armando Monteiro Neto à Rádio Jornal.
De acordo com o senador, Armando Monteiro Filho sofria de complicações no sistema respiratório e estava debilitado. O político estava em casa com a família quando faleceu, por volta das 6h.
Despedida
O velório começa na tarde desta terça-feira no Cemitério Morada da Paz. O sepultamento deve acontecer na manhã desta quarta-feira (3). A família está esperando a chegada de uma filha de Armando Monteiro Filho que mora no exterior.
Armando Monteiro Filho foi casado com Maria do Carmo Magalhães Queirós Monteiro, com quem teve cinco filhos, incluindo o senador Armando Monteiro Neto.
Carreira
Armando Monteiro foi eleito deputado estadual pelo PSD em 1950, mas não conseguiu assumir o cargo por ser genro do então governador do estado, Agamenon Magalhães.. Quatro anos depois, foi eleito o deputado federal mais votado em Pernambuco.
Engenheiro e empresário, Armando Monteiro Filho foi ministro da agricultura no governo de João Goulart, entre setembro de 1961 e junho de 1962, nomeado pelo então primeiro-ministro Tancredo Neves.
Em 1962, se candidatou ao governo de Pernambuco e foi derrotado por Miguel Arraes. Durante a ditadura, se filiou ao MDB, tendo depois se transferido para o PDT.
Em 1994, voltou a se candidatar, desta vez, ao senado, mas foi derrotado. Em 1998, transferiu-se para o PMDB.