Meteorologista explica que fenômeno está ligado a choque entre vento quente da superfície e nuvens frias.
Riachão Net / Foto: reprodução
Na tarde desta segunda-feira (8) a cidade de São Julião, localizada na região de Picos, registrou uma chuva de granizo. As pequenas pedras de gelo caíram na área urbana da cidade acompanhada de uma chuva forte. Moradores registraram as pequenas pedras de gelo que se precipitaram sobre a cidade.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa a formação das chuvas de granizo está ligada ao encontro de ventos quentes e frios. “Muitas pessoas tem a ideia de que não acontece em lugar quente e quase sempre acontece em lugares quentes. O granizo acontece quando tem umidade na atmosfera e aquela nuvem propícia de crescimento vertical”, ressaltou a meteorologista.
No caso de São Julião, Sônia destacou que deve ter acontecido um choque de temperatura. “Essa nuvem é bem fria e está em um nível bem alto. O calor da superfície sobe para um nível mais elevado e quando se encontra com o local de temperatura muito fria na nuvem, em torno de 60 ou 70 °C negativos há um contraste de temperatura com mudanças de pressão e temperatura assim como vento transformando as gotículas de água em partículas de gelo”, afirmou.