Desde a última semana, moradores do bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, têm enfrentado uma situação preocupante e desagradável. Restos de animais mortos, supostamente utilizados em rituais religiosos, estão sendo descartados de maneira inadequada, gerando um forte e insuportável odor na região.
O repórter policial Francisco Brito recebeu diversas denúncias de moradores insatisfeitos com o problema. Na tarde deste sábado (23/11), um residente da Rua Antônio Henrique Pereira, localizada atrás do galpão de Ailton do Gesso, registrou imagens de restos de animais abandonados ao ar livre. De acordo com relatos, o mau cheiro está afetando a qualidade de vida dos moradores, que acreditam que rituais estão sendo realizados no local.
“Não conseguimos mais abrir as janelas de nossas casas. O cheiro é insuportável de carniça. Já temos que lidar com o abandono de lixo e poeira no bairro, e agora essa situação tem piorado tudo”, desabafou um morador, visivelmente incomodado.
Nota do repórter policial Francisco Brito.
Eu respeito todas as religiões, inclusive o candomblé e outras práticas religiosas, até porque é crime desrespeitar crenças. Contudo, é importante ressaltar que a situação relatada pelos moradores é insustentável devido ao mau cheiro causado pelos animais usados nos rituais.