Início Notícias Moradores de Itacuruba apresentam carta contra instalação de usina nuclear

Moradores de Itacuruba apresentam carta contra instalação de usina nuclear

531

Empreendimento deseja implementar um complexo de seis usinas na margem do Rio São Francisco

Empreendimento deseja implementar um complexo de seis usinas na margem do Rio São Francisco

Foto: reprodução

Representantes do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) se reúnem nesta quarta-feira (27) com a governadora em exercício, Luciana Santos. No encontro, que será realizado na sede da Vice-governadoria do Estado, o presidente da Comissão Regional de Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, Dom Limacêdo Antônio da Silva, apresentará a “Carta de Floresta”.

O articulador da Comissão Regional de Pastoral da Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, diácono Jaime Bomfim, explica que essa Carta de Floresta é resultado de um encontro, realizado no início do mês, no município de Itacuruba, para discutir a possibilidade e os riscos da instalação da usina de energia nuclear na região.

“Ouvimos a comunidade e em seguida fomos pra floresta, onde tivemos um grande debate de pesquisas científicas, professores da universidade federal, tambem estadual, colocando os riscos que esse empreendimento, que é um complexo de seis usinas, não é só uma usina nuclear, são seis usinas na margem do Rio São Francisco”, detalha Bomfim.

Na ocasião, o diácono destacou que o sentimento da população de Itacuruba é de medo e incerteza. “47% da população é contra a instalação da usina. Muitos saíram da sua cidade de origem por conta da hidrelétrica e agora, novamente, uma ameaça, onde temos comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhos, agricultores, é uma cidade que está vivendo o momento do medo”, relata. (Por Central Brasileira de Notícias – Recife)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here