Início Notícias Ministério Público diz já ter provas para denunciar Lula por ocultação de...

Ministério Público diz já ter provas para denunciar Lula por ocultação de patrimônio

690
alt

alt

Promotor de São Paulo diz que investigação já passou de 50%, mas não há prazo para denúncia.

Agência O Globo

SÃO PAULO — O Ministério Público de São Paulo já reuniu provas suficientes para denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, pelos crimes de ocultação de patrimônio na investigação sobre o apartamento triplex que o casal manteve no edifício Solaris, no Guarujá. A informação é do promotor Cassio Conserino, que comanda as investigações sobre a transferência de prédios inacabados da Bancoop, a cooperativa do sindicato dos bancários que se tornou insolvente e transferiu as obras para a OAS.

O Solaris é um dos prédios e, segundo Conserino, a família Lula era dona do triplex, embora o imóvel esteja em nome da construtora OAS. Lula nega ser dono do apartamento e diz que havia apenas uma opção de compra em nome de Marisa Letícia, que não havia sido exercida. A informação sobre a possibilidade da denúncia foi antecipada pela “Veja” e confirmada pelo GLOBO.O ex-presidente está em São Paulo neste sábado fazendo exames de rotina no Sírio Libanês.

— Isso (ocultação de patrimônio) é balela. Temos provas documentais, circunstanciais e testemunhais de que a família era dona do imóvel, que foi, inclusive, reformado pela OAS e recebeu elevador privativo para beneficiar o ex-presidente. Depois que o apartamento foi entregue, tanto Marisa quanto um dos filhos de Lula, o Lulinha, chegaram a passar alguns dias no imóvel, que foi desocupado depois da reportagem do GLOBO. Os móveis foram retirados — disse Conserino ao GLOBO.

Ele explicou que a investigação já passou de 50%, mas ainda não está concluída. Portanto, ainda não há data para oferecimento de denúncia contra qualquer dos envolvidos. Depois das investigações, o Ministério Público de São Paulo terá de ouvir todos os investigados, inclusive o ex-presidente Lula, antes de oferecer denúncia, permitindo que apresentem a versão para os fatos e a defesa.

O GLOBO fez duas reportagens que mencionam o apartamento triplex entregue a Lula no Guarujá. Em dezembro de 2014, quando testemunhas disseram que a família já estava em posse do imóvel, e em agosto passado, quando foram encontrados indícios de irregularidades envolvendo o prédio Solaris e remessas do doleiro Alberto Youssef. O doleiro, preso na Lava-Jato por repasse de propinas de contratos da Petrobras, confirmou em depoimento que fazia o caixa 2 para a construtora OAS. O ex-presidente Lula processou três jornalistas do GLOBO pela segunda reportagem, alegando não ser o dono do apartamento e ter apenas uma opção de compra. Os jornalistas foram absolvidos em primeira instância.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here