Após um blog de Recife informar que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a cassação do mandato do vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho, o órgão ministerial divulgou uma nota de esclarecimento refutando a informação.
Confira a Nota de Esclarecimento do MPPE:
“Considerando o teor da matéria publicada, no dia 31 de agosto de 2022, em um blog, passa o Ministério Público de Pernambuco a tecer alguns esclarecimentos:
Em 19 de janeiro de 2022, o Ministério Público recebeu denúncia anônima através da Ouvidoria, relatando que, supostamente, o vice-prefeito de Salgueiro, o Sr. Edilton Alves de Carvalho, cometeria Crime de Responsabilidade por ser sócio administrador de empresas privadas, o que, segundo o noticiante, fere dispositivos da Lei Orgânica Municipal.
Com o aporte da documentação, foi instaurado Procedimento Extrajudicial para apurar os fatos narrados. Outrossim, com o fim de continuar a investigação acerca dos fatos, foi expedido Ofício n° 01939.000.036/2022-0001 com cópia da denúncia à Câmara dos Vereadores, e não uma Recomendação conforme veiculado no blog, com o escopo de dar-lhes ciência, bem como tomar as providências que entender cabíveis, conforme a Lei Orgânica do município.
Cumpre ressaltar que os trechos citados em aspas (“ “), contidos na reportagem do blog, foram retirados da denúncia e não descritos por este subscritor. Por fim, cabe destacar que os elementos apresentados até então, ainda, são insuficientes, motivo pelo qual o procedimento investigativo encontra-se em tramitação.
Diante do exposto, o Ministério Público vem esclarecer que não houve Recomendação à Câmara dos Vereadores quanto ao afastamento do vice-prefeito de Salgueiro.”
Jairo José de Alencar Santos – Promotor de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro em exercício cumulativo na 1ªPromotoria de Justiça de Salgueiro