Araripina é a maior cidade do Polo Gesseiro de Pernambuco, o mais importante do país, responsável por 95% do gesso consumido no Brasil.
Por Magno Martins
Araripina, no Sertão pernambucano, a 690 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. Na imagem, a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1930.
O município constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1º de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar.
Araripina é a maior cidade do Polo Gesseiro de Pernambuco, o mais importante do país, responsável por 95% do gesso consumido no Brasil. O principal vetor econômico do município (e da Microrregião do Araripe) é a exploração e comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso.
Araripina possui um distrito industrial com Indústrias de Fiação de fios de algodão ARTESA – Araripe Têxtil S/A., Fiação Pé de Serra S/A, de calçados ARECA S/A e uma das maiores e mais modernas indústria de fécula e amido a Maxx Amidos do Brasil. O município também vem se destacando na produção de mel e está ocupando o primeiro lugar no ranking nacional.
Outro setor que se destaca é o comércio local com lojas de diversos segmentos. Especula-se que em breve a cidade receberá um centro de compras moderno, o Gypsum Mall (Shopping).
As principais festividades comemoradas na cidade são: o Carnaval, o São João, as vaquejadas e as Novenas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Dores.