O deputado argumenta que o objetivo é proteger os parlamentares, visto que, quem estiver de fato doente terá o respaldo da perícia médica.
Por Cássio Oliveira em Notícias
Para evitar que deputados aleguem problemas de saúde para faltar à sessão que vai definir o processo de impeachment de Dilma, no domingo (17), o líder da oposição no Congresso, deputado Mendonça Filho (PE) apresentou uma questão de ordem para que a Presidência da Câmara disponibilize perícia médica para possível comprovação se deputados que alegarem doença estão doentes ou não.
“Respeito o parlamentar que tem posição contrária ao processo de impeachment; ele que se justifique perante seus eleitores”, afirmou, para completar: “Mas não respeito o parlamentar que cria ou possa `criar´ uma doença para faltar ao seu dever num momento histórico para o País”.
O deputado argumenta que o objetivo da questão de ordem é proteger os próprios parlamentares, visto que, quem estiver de fato doente terá o respaldo da perícia médica da Casa para faltar à sessão neste domingo, sem que seja interpretado como uma manobra arquitetada pelo governo para impedir o avanço processo de impeachment.
A questão de ordem foi apresentada na noite dessa terça-feira (12) no plenário da Câmara, e, segundo a Presidência da Câmara, deverá ser decidida até o início do processo de discussão do parecer no plenário, na próxima sexta-feira (15).