O ex-ministro e presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, afirmou nesta terça-feira (19/11), que o PSB e o PT fizeram do Recife a capital do desemprego.
“O desemprego no Recife só faz crescer e a renda média do trabalhador caiu. Isso é resultado de uma gestão que cria dificuldades para abrir empresas, adora cobrar impostos e tem um claro viés anti iniciativa privada, dificultando a vida de quem quer empreender e gerar emprego na cidade”, criticou.
“Os dados da PNAD Contínua, pesquisa do IBGE, são desastrosos não apenas para a capital, mas para Pernambuco”.
“É uma vergonha que Recife seja a capital do desemprego, a Região Metropolitana tenha pior taxa de ocupação e Pernambuco continue estagnado no terceiro lugar com maior número de desempregados do País”, afirmou.
“A situação fica ainda pior se considerarmos que o País está retomando a geração de novos empregos. O desemprego caiu no país para 11,8%, neste terceiro trimestre, o que se configura a menor taxa média registrada nos meses de julho, agosto e setembro desde 2016”, comparou.
Segundo Mendonça, o aumento do desemprego no Recife e em Pernambuco teria relação direta com a política econômica implementada pelas gestões PSB/PT, nos últimos 20 anos.
“Aqui é cobrado o maior ICMS do Brasil e tem uma burocracia pesada que asfixia o empreendedor. Com impostos altos e uma política de perseguição ao empreendedor, setores como o atacadista estão deixando Pernambuco para gerar emprego em outros estados do Nordeste como a Paraíba e Alagoas”, afirmou.
“O comércio do Estado perdeu a capacidade de liderança no Nordeste e a construção civil está travada no Recife por causa da burocracia imposta pela prefeitura contra a novos investimentos”.
Com a palavra, o PSB e o PT.