Início Notícias Mendonça e Bruno entram com representação no TRE contra Humberto por suposta...

Mendonça e Bruno entram com representação no TRE contra Humberto por suposta ‘fake news

939

“Quer dizer que ao invés de eles estarem brigando para ter o apoio, estão se escondendo?”, questionou Humberto
Editoria de Política do JC / Foto: Roberto Stuckert Filho

Os candidatos a senador na chapa encabeçada por Armando Monteiro (PTB), Mendonça Filho e Bruno Araújo (PSDB), entraram com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) por propaganda eleitoral “fake news”, com pedido de urgência, contra o senador Humberto Costa (PT). Ele é candidato a reeleição na chapa do governador Paulo Câmara (PSB).

Na representação, eles pedem a remoção imediata de uma postagem nas páginas do petista no Facebook e no Instagram com uma montagem das fotos de Bruno, Mendonça, Armando, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o presidente Michel Temer (MDB) com os dizeres “A turma do Temer em Pernambuco”. O texto diz que Temer oficializou o “apoio ao palanque dele em Pernambuco”, referindo-se à candidatura de Armando. “É todo mundo junto com Temer e contra Lula e com o seu time do bem aqui do nosso Estado. E você? De que lado você tá (sic)? Compartilhem!”.

Segundo a representação, a postagem contém “mensagem evidentemente falseada, com o intuito de manipular a verdade dos fatos”, uma vez que dá a entender que houve um pronunciamento oficial de Temer apoiando as candidaturas da chapa majoritária da coligação “Pernambuco Vai Mudar”. Ainda de acordo com o documento, a postagem do Facebook faz referência a uma notícia do Blog de Jamildo que aborda a entrevista dada pelo presidente à Rádio Jornal na manhã desta quarta-feira (29).

Por fim, a representação ressalta o fato de que, ao final da postagem, é feito um pedido para que os internautas a compartilhem “demonstrando o dolo do representado em ‘viralizar’ o conteúdo falso”. “Infere-se que, além da veiculação de notícia falsa, a postagem vem sendo utilizada na expectativa de provocar prejuízos à suas respectivas pretensões eleitorais”, diz trecho da representação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here