A nova rodada da pesquisa eleitoral para o Governo de Pernambuco, realizada pelo instituto Ipec/Rede Globo (ex-ibope), deverá ser divulgada nesta terça-feira (11). O levantamento foi encomendado pela TV Globo e vai mostrar como está a corrida eleitoral no Estado, neste segundo turno, em que disputam as candidatas a governadora Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB).
Serão entrevistados dois mil eleitores pelo Ipec, entre os dias 5 e 11 de outubro. A pesquisa, que também vai apresentar a intenção de voto para a Presidência da República, deverá ser divulgada durante exibição do telejornal NE2, caso siga o mesmo modelo de divulgado dos levantamentos anteriores.
No primeiro turno das eleições, Marília Arraes recebeu 23,97 dos votos válidos, enquanto Raquel Lyra (PSDB) recebeu 20,58% dos votos, levando a disputa para o segundo turno. Também em Pernambuco, no primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) teve 65,27% dos votos válidos, e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), recebeu 29,91%
Essa será a primeira pesquisa após o início do segundo turno, que foi marcado pela reclusão da candidata do PSDB, Raque Lyra, devido a morte de seu marido, o empresário Fernando Lucena. Desde o sepultamento de Fernando, no dia 2 de outubro, Raquel tem se dedicado exclusivamente a sua família.
Neste sábado (8),ela fez sua primeira aparição pública, durante a missa de sétimo dia da morte do seu companheiro, realizada pelo Monsenhor Olivaldo Pereira da Silva, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Caruaru.
Na ocasião, a candidata a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), que tem assumido a coordenação da campanha desde então, afirmou que muito em breve Raquel vai dar continuidade a campanha.
No palanque adversário, essa primeira semana também foi marcada pelo anúncio de várias lideranças políticas, prefeitos e partidos ao palanque liderado por Marília Arraes. Nessa sexta-feira (7), o PT-Pernambuco, seguindo orientação do ex-presidente Lula, declarou oficialmente que estará com a ex-filiada, neste segundo turno. O PSB, do deputado federal Danilo Cabral, emitiu uma nota afirmando que vai defender a candidatura apoiada por Lula, sem citar diretamente Marília.
A pesquisa do Ipec terá margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-05779/2022.