Morador do interior de SP entrou com pedido para que ex-presidente não seja preso pela Operação Lava-Jato
Por Tiago Dantas / O Globo
SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a Justiça Federal desconsidere o pedido de habeas corpus feito pelo consultor de Campinas Maurício Ramos Thomaz nesta quarta-feira em um processo da Operação Lava-Jato. Segundo nota divulgada pelo Instituto Lula, o “ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do habeas corpus.”
O pedido de habeas corpus foi enviado por email ao Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4) por Maurício, que já tomou atitudes semelhantes em outros casos jurídicos de repercussão. Nos últimos anos, Maurício pediu habeas corpus para a ex-funcionária de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, e a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, que foram rés no processo do escândalo do Mensalão. Também encaminhou ao Senado pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgaram o Mensalão.
O Instituto Lula informou que foi informado da existência do Habeas Corpus pela imprensa. Em nota, revelou que “não sabemos no momento se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factoide” e que estranha que a notícia tenha sido divulgado pelas contas do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) nas redes sociais.