O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (24) com o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, em Buenos Aires, na Argentina. Nas redes sociais, Lula compartilhou uma foto ao lado do ditador. “Encontro com o presidente de Cuba, Díaz-Canel. O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo”, escreveu o petista na legenda.
A viagem de Lula à Argentina serviu também como retomada oficial das relações do Brasil com ditaduras como a da Venezuela e a de Cuba. O mandatário brasileiro participou da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula defendeu o fim do embargo econômico contra Cuba imposto pelos Estados Unidos há 60 anos.
“Que se acabe o bloqueio a Cuba, que já dura mais de 60 anos sem nenhuma necessidade. Os cubanos não querem copiar o modelo brasileiro ou dos Estados Unidos, querem fazer o próprio modelo. E quem tem a ver com isso? Portanto, tem que tratar Venezuela e Cuba com muito carinho e, naquilo que pudermos ajudar a resolver seus problemas, nós ajudaremos”, disse.
Será que com esse restabelecimento de relações o país caribenho vai pagar o que nos deve? O que o Brasil ganha com isso Rubão de Azarias?