Em gravação, peemedebista diz que eleição dela foi o erro ‘mais grave de todos’.
Agência O Globo
RIO – O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) comentou, em conversa gravada por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria arrependido de ter optado por Dilma Rousseff para sucedê-lo. Em gravação divulgada pela TV Globo, Sarney refere-se à escolha de Dilma como “o único erro que ele (Lula) cometeu”.
Outra conversa gravada por Sérgio Machado revela que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), era contra a recondução de Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República. Provocado por Machado, que se refere à Janot na conversa gravada como “um bosta”, Renan responde que tentou barrar a recondução “mas estava só”.
Sérgio Machado, que gravou conversas com outros políticos do PMDB, fez acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na gravação de Sarney, o ex-presidente não cita o nome de Lula, mas se refere indiretamente ao ex-presidente na resposta a uma crítica de Machado à omissão de Dilma.
— Ele (Lula) chorando. O que eu ia contar era isso. Ele me disse que o único arrependimento que ele tem é ter eleito a Dilma. Único erro que ele cometeu. Foi o mais grave de todos — disse Sarney.