Por Magno Martins
Seria cômico se não fosse trágico observar a disputa de Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (Solidariedade) pelo apadrinhamento de Lula na campanha para o Governo do Estado. Eles voaram, ontem, para Brasília, para posar ao lado do petista num encontro que reuniu lideranças e pré-candidatos a governador dos mais variados Estados.
Imediatamente, corria pelas redes sociais as versões para os dois encontros. Havia montagens para todos os gostos e provocações. Danilo com Lula, o pessoal de Marília enviava fotos com o ex-presidente de cara amarrada. Já Marília e Lula, a pré-candidata do Solidariedade foi tratada como penetra, indo ao baile sem ser convidada.
A montagem mais hilária, entretanto, é a que ilustra este comentário. Lula com Danilo, os adeptos de Marília espalharam uma foto do ex-presidente nada sorridente ao seu lado informando ser o socialista “candidato do acordo”, enquanto a pré-candidata do Solidariedade, ao lado de um Lula sorridente, “a candidata do coração”.
Não há dúvida de que este será o tom da campanha, do embate em Pernambuco entre Danilo e Marília para quem poderá ter maior identidade com o candidato do PT, maior sintonia, transmitir, enfim, mais confiança e a certeza de que lado o coração de Lula estará pulsando ao longo da campanha.
Trata-se, no entanto, de uma disputa com chances de dar certo, mas também de entrar na contramão da história, não rendendo votos nem para Danilo nem para Marília. Basta olhar no retrovisor da última eleição no Recife, na qual Lula foi explorado positivamente por Marília, derrotada, mas satanizado por João Campos, o candidato do PSB, vencedor da batalha.
O resto da história, nem preciso contar.
Agenda pernambucana – Enfim, saiu a agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco entre segunda e terça-feira da semana que vem. Começa por Serra Talhada, sendo recepcionado pela prefeita petista Márcia Conrado. Ali, haverá um ato no qual a atual vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) será confirmada como candidata a vice de Danilo. De lá, Lula confere o Festival de Inverno em Garanhuns, com chances dele visitar a réplica da casa da mãe, Dona Lindu, em Caetés. A peregrinação será encerrada com um ato popular, no centro do Recife.