Início Notícias Lula dá bronca nos ministros pelo preço alto dos alimentos

Lula dá bronca nos ministros pelo preço alto dos alimentos

8
Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) puxou a orelha dos ministros de seu governo por causa dos preços dos alimentos, que tiveram um forte aumento ao longo do segundo ano de mandato. A bronca foi dada na primeira reunião ministerial do ano nesta segunda (20), em que ainda os cobrou por comunicarem melhor as ações das pastas e não apresentarem novas propostas além do que já foi anunciado.

“Os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todo ministro sabe que o alimento tá caro e uma tarefa nossa garantir que chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, na mesa do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha”, disparou.

A bronca de Lula aos ministros foi dada dias depois de uma pesquisa apontar que mais da metade dos brasileiros sentiu um aumento de preços dos alimentos nos supermercados desde que ele voltou ao poder. Essa é a percepção de 6 em cada 10 entrevistados, enquanto que apenas 11,6% sentiram uma redução.

E não é preciso pesquisa de opinião para saber que a conta do supermercado ficou mais pesada no bolso dos brasileiros ao longo do ano passado. A inflação estourou o teto da meta em 2024 e chegou a 4,83% puxada, entre outros itens, pelos preços das carnes e do café, de acordo com o IBGE.

As carnes subiram 20,84% no ano, enquanto que o café moído disparou 39,6%. No cálculo geral, o segmento de alimentos e bebidas foi o que mais pesou na inflação do ano, com um aumento de 7,69%.

Este foi o segundo estouro da meta no terceiro governo de Lula, que já viu a inflação de 2023 chegar a 4,62%. A meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3% com tolerância de até 4,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here