No mesmo dia em que o Brasil confirmou um número recorde de mortes pela covid-19, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou para enaltecer o que entende ser um efeito positivo da pandemia.
Em entrevista por videoconferencia nesta terça ao jornalista Mino Carta, Lula celebrou o surgimento da covid-19 para demonstrar a necessidade da presença do Estado.
“Quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que tem que vender tudo o que é público, que o público não presta. Ainda bem a que a natureza contra a vontade da humanidade criou o coronavírus porque está permitindo que os cegos enxerguem que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.”
O petista criticou as dificuldades no acesso ao auxilio emergencial, comparando a reação de Jair Bolsonaro na crise à atuação do presidente dos EUA Franklin Roosevelt — que governo de 33 até a Segunda Guerra.
“Imagina quando Roosevelt teve que decidir entrar na Segunda Guerra. Você acha que ele tava preocupado com orçamento? Com deficit fiscal? Se o tesouro iria falir ou não?”
Condenado duas vezes em segunda instância pela Lava Jato, Lula está solto desde novembro. Mesmo isolado, ele tem aproveitado reunião com aliados para defender a oposição ao governo de Jair Bolsonaro.