O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) oficializa hoje (24) sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, sem o aval da vice-presidente nacional do partido, Marília Arraes. A decisão, que não possui respaldo jurídico, intensifica o distanciamento entre Duque e Marília, cuja relação já estava estremecida desde as eleições de 2022.
Após a derrota de Marília Arraes na eleição passada, Duque se aproximou da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), o que irritou a ex-deputada federal e candidata ao governo. Duque, que já foi prefeito de Serra Talhada duas vezes (2012 e reeleito em 2016), argumenta que a legenda não tem candidato na cidade e que, como filiado, ele tem o direito de disputar.
Duque pretende se antecipar ao anúncio de apoio de Marília Arraes à reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), previsto para 1º de junho. Em resposta, ele está lançando sua pré-candidatura e cogita até lançar outro nome, como seu filho Miguel Duque, presidente do Podemos Jovem, caso não consiga a legenda. Hoje, Duque pretende reunir os dois vereadores que lhe são fiéis, Ronaldo de Deja e Vandinho da Saúde, e a maioria dos 60 pré-candidatos a vereador no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, local do lançamento. (Com informações da Folha de Pernambuco)