Início Notícias Lideranças do PT temem que Lula não dispute a Presidência da República...

Lideranças do PT temem que Lula não dispute a Presidência da República em 2026

4
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão

Por Mônica Bergamo / Folha de SP

A possibilidade de Lula não ser candidato à reeleição em 2026 já é discutida internamente por lideranças do PT.

Elas consideram que o presidente pode desistir de se apresentar ao eleitorado caso sua popularidade e a aprovação do governo não deem a ele a segurança da reeleição. De acordo com o Datafolha, 35% consideram hoje sua gestão ótima ou boa, 30% acham que ela é regular e 33% a julgam ruim ou péssima. A aprovação ao governo, segundo a Quaest, é de 51%. Outros 45% o desaprovam. Para uma disputa tranquila à reeleição, a margem pró-governo teria que aumentar nos próximos dois anos, analisam as mesmas lideranças.

O temor é que o presidente chegue à conclusão, em 2026, de que encerrar sua carreira eleitoral com a vitória de 2022 seria o mais adequado —e que não valeria a pena o risco de sofrer uma derrota na que poderia ser a última eleição presidencial que disputaria.

Uma derrota dificilmente seria seguida de uma revanche eleitoral em 2030. Lula terá 85 anos, e terminaria o mandato com quase 90 anos.

A previsão, no entanto, é a de que a pressão para que ele se candidate em 2026 será gigantesca, mesmo com risco de derrota. O partido e, mais que isso, o campo da esquerda teria uma “lulodependência”, já que não há outra liderança com a força dele capaz de atrair o voto de milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here