Início Notícias “Leões” e “zebras” duelam pela prefeitura de Salgueiro

“Leões” e “zebras” duelam pela prefeitura de Salgueiro

820
alt

alt

Prefeito de Salgueiro, Marcone Libório de Sá, ainda não definiu seu sucessor. 

Por Carolina Albuquerque, repórter do Jornal do Commercio

Em Salgueiro, no Sertão Central, as forças políticas locais são popularmente divididas entre os “Leões” e as “Zebras”. O primeiro grupo, com alicerces no PSB, está há quatro mandatos no poder. O segundo tem origem no antigo PFL, atualmente DEM. Para as eleições municipais de 2016, pode-se esperar, portanto, um “clássico”. O nome indicado pelo atual prefeito Marcones Libório de Sá (PSB), certamente, deverá enfrentar um indicado pela principal força de oposição, cujo “cacique” é o desembargador aposentado Francisco Sampaio, de 86 anos.

Os nomes ventilados como candidatos à sucessão do atual prefeito são: a ex-prefeita Cleuza Pereira (atual suplente de deputada federal e ex-assessora especial do governo Eduardo Campos) e o seu primo Marcelo Sá, atual secretário municipal de Planejamento. Marcones Libório evita cravar quem é o escolhido, mas os dois são velhos conhecidos da população salgueirense.

Cleuza foi prefeita por três mandatos e Marcelo é secretário municipal desde a gestão passada. “A gente vem de uma continuidade de 16 anos na prefeitura. Esse ano é um ano difícil, de crise no País todo. Os prefeitos então tem que focar na administração e a eleição é uma consequência”, avaliou o prefeito.

A oposição aposta na chamada “fadiga de material”, consequência de quando um grupo político está há muitos anos no poder. Em 2012, viu-se a união de duas forças oposicionista. Encabeçando a chapa, Alvinho Patriota (PV), que representa uma terceira via em Salgueiro, se uniu com a oposição histórica, liderada pelo DEM. Como resultado, a vice na chapa oposicionista foi ocupada por Francisco Sampaio. A união, contudo, não foi suficiente para sair vencedora. “A dúvida agora é: ele (Francisco Sampaio) está com 86 anos. O grupo dele ainda fala que ele é candidato, mas… E não tem herdeiro político”, ponderou o prefeito.

Vereador oposicionista, Paulo Afonso (DEM), que já foi prefeito de Salgueiro, demonstrou pouco entusiasmo com a disputa eleitoral. “Durante 40 anos é zebra e leão, que ainda vão prevalecer por muitos anos, apesar de desgastados. A terceira via são aqueles que desejam o poder, mas não se aliam nem com um nem com outro. É normal o saturamento da atual administração, ainda mais com essa crise. Mas eles estão mais organizados que nós, que tem dentro do partido correligionário hostilizando correligionário”, avaliou o vereador, que confidenciou desistir da candidatura a reeleição em 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here