Buscando melhorar as relações e as condições necessárias para o funcionamento eficiente do fisco municipal e das atividades dos servidores fazendários, o prefeito de Lagoa Grande, PE, Vilmar Cappellaro, tem incentivado a capacitação, modernização do sistema administrativo e melhorias de relacionamentos entre os atores envolvidos direta e indiretamente com o Setor Fiscal Municipal. Os Auditores Fiscais fazem parte do grupo executivo e assessoramento superior, no quadro de funcionários públicos municipais sendo responsáveis pelas atividades de execução e assessoramento superior de natureza técnico-científica.
Após uma semana de capacitação, os Auditores Fiscais e técnicos da CTAF (Coordenadoria de Tributos, Arrecadação e Fiscalização), se reuniram com contadores do município para apresentar várias propostas Participaram: Rose, representando Edilson Contador, Cristiano Lira e Paula Lira e o contador Cleilton Mota e a representante do Sebrae, a Analista Regina Santana e a participação remota do técnico Rafael Leandro, representando o Sistemas de Gestão – Intersol/Fortaleza-CE.
Entre os vários temas abordados
Acesso facilitado para os contadores/empresas/fisco (webservice) com objetivo de diminuir a burocracia e maior número de empresas cadastradas e menos serviços in loco para dar mais aquecimento nas receitas. Oferecer tratamento diferenciado para MEI (microempreendedor individual). Maior acompanhamento na educação fiscal para incentivar a expansão de MEIs no município, entre outras.
O prefeito defende a ideia de que é preciso construir uma administração tributária cada vez mais justa, eficiente, transparente e adequada às necessidades da população. “Em termos municipais, queremos uma legislação mais flexível e maior aproximação com os empreendedores para facilitar a geração de trabalho e renda. Queremos reforçar a parceria com os contadores e auditores fiscais com instrumentos modernos, promovendo melhorias na arrecadação”, acrescenta Vilmar Cappellaro.
O Diretor do Setor, Luceval Gomes, destaca que as às ações de modernização que estão sendo realizadas pela Prefeitura como a atualização da base de dados melhoram a qualidade dos serviços. “Com esta integração com os contadores e empreendedores, operacionalização do sistema e o levantamento de informações teremos um serviço cada vez mais moderno e integrado às questões fiscais e óbvio, ofereceremos um serviço mais qualificado para o contribuinte” disse o Diretor.