Início Notícias Justiça Federal em PE proíbe venda de respiradores por empresas investigadas pela...

Justiça Federal em PE proíbe venda de respiradores por empresas investigadas pela PF

829

Por G1 PE

A Justiça Federal em Pernambuco informou, nesta segunda (22), que as empresas Juvanete Barreto Freire, Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos e BRMD Produtos Cirúrgicos e seus sócios estão proibidos de fabricar, vender, entregar e até de doar respiradores do tipo BR 2000. Os equipamentos são usados no tratamento de pacientes com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O Judiciário acatou um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a partir de informações da Polícia Federal (PF), que investiga essas empresas e a responsabilidade de seus proprietários.

Caso as empresas descumpram a decisão, a Justiça determinou aplicação de multa e perda dos respiradores pulmonares. A responsável pelo caso é a procuradora Silvia Regina Pontes Lopes.

Além disso, a Justiça Federal determinou a busca e apreensão de todos os ventiladores pulmonares do modelo BR 2000, que estiverem nas sedes ou fábricas das empresas mencionadas, bem como na casa dos sócios.

A decisão teve por base informações requisitadas pelo MPF e pela Polícia Federal (PF) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no âmbito da Operação Apneia, que apura irregularidades na compra de respiradores dessas empresas pela Prefeitura do Recife.

A Anvisa informou que as empresas Juvanete Barreto Freire e BRMD Produtos Cirúrgicos não têm Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) concedida pela agência para a desempenharem atividades com produtos para saúde, de acordo com o MPF.

O problema da Bioex é de outra natureza: a empresa, segundo a Anvisa, está autorizada a fabricar produtos da área de saúde, mas o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) está em endereço diferente do que está autorizada a atuar.

Por isso, a empresa, informa o MPF, não pode realizar qualquer atividade com produtos na área de saúde no endereço atual.

Além disso, o MPF informa que a Bioex, de acordo com a Anvisa, não tem autorização para fabricar e comercializar o respirador BR 2000 no país, tampouco para uso em humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here