
O jornal britânico Financial Times publicou uma reportagem em que afirma que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) pode transformá-lo em “mártir”. Na semana passada, a Primeira Turma da Corte decidiu tornar o ex-mandatário réu por tentativa de golpe de estado.
A publicação cita a possibilidade de Bolsonaro ter sua popularidade aumentada. “[As autoridades brasileiras] correm o risco de elevar seu perfil político —e até mesmo transformá-lo em mártir”, diz reportagem (para assinantes).
Para o jornal, o julgamento é “arriscado” para o cenário político do Brasil e as investigações aprofundam ainda mais a polarização, dividindo o país entre quem defende a inocência do ex-presidente e os que querem a sua condenação.
O Financial Times ainda destaca o ex-presidente pode ser julgado pelo Supremo ainda em 2025, evitando questionamentos legais sobre a possibilidade de ele participar da disputa presidencial de 2026, como aconteceu com Donald Trump nos Estados Unidos.
Caso Débora dos Santos
O jornal ainda menciona o caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que mobilizou a direita e as redes sociais na última semana. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, defendeu pena de 14 anos à mulher, acusada de ter pichado a estátua da Justiça. Pressionado, o magistrado decidiu pela prisão domicilar de Débora.