Segundo João Muniz, todas as instituições de ensino particulares, estão com um elevado índice de inadimplência e não podem realizar cobranças.
Por Roberto Gonçalves
No Brasil a educação desde a infantil até a superior pode ser pública ou privada. A educação pública é aquela que é realizada em escolas criadas e mantidas pelos governos, sejam eles municipais, estaduais e o governo federal. Já a educação particular é aquela que é realizada nas escolas criadas e mantidas pela iniciativa privada.
No caso da educação superior, as faculdades e universidades seguem essa mesma condição, ou seja, há instituições públicas e privadas. Em Araripina, as faculdades que compõe a AEDA, (Autarquia Educacional do Araripe), são Municípais.
João Muniz, respeitado professor e que leciona na AEDA a mais de 25 anos, disse recentemente, que a arrecadação não está cobrindo as despesas da instituição, isso segundo o mestre devido a um fator chamado inadimplência.
– Aí eu pergunto, de quem é a caulpa ? eu chegaria a dizer, que os nossos legisladores lá na Câmara Federal, fizeram leis que praticamente inviabilizam o funcionamente de muitas instituições de ensino. Muitas escolas hoje estão fehando suas portas depois que modificaram a nossa constituição. Quem fez isso ? a esquerda Brasileira, que está aí no poder e que eu costumo dizer, gosta muito de fazer caridade com o dinheiro dos outros – disparou João Muniz.
Ainda segundo o professor, todas as instituições de ensino particulares hoje, estão com um elevado índice de inadimplência e simplesmente não podem realizar cobranças.
– Aí o que acontece ? as escolas fecham. Em Recife escolas tradicionais como Colégio Marista e Salesiano, fecharam suas portas por conta da inadimplência. Devido a esse e outros fatores, hoje não estamos com uma situação confortável aqui na AEDA, mesmo assim estamos com os nossos salários em dia, graças a administração da Professora Maria Ramos – finalizou o Professor.