Uma cobra conhecida como “jiboia” foi vista nesse sábado (15) em uma chácara no Cajueiro, na área rural de Araripina. O proprietário do local, Dr. Adauto, esposo da delegada regional Dra. Katyanna Muniz, foi quem enviou a foto para o blog. Ele fez questão de frisar que a giboia “é um animal muito dócil, e bastante tranquila”.
“Pessoal boa tarde! Essa cobra jiboia foi vista hj à tarde, sábado dia 15/05 por volta das 15:00hs no muro da chácara de Dra. Katyanna na região do cajueiro. Por favor quem avistar a mesma acionar o Sr. Marquel Jacob da Patrulha Ambiental para o resgate. A mesma não é venenosa e é inofensiva. Vamos preservar o meio ambiente. A natureza agradece. Telefone de contato dele: 87-9.9935-1201(Zap)”.
O que fazer?
Se o animal estiver em casa, a recomendação é isolá-lo no ambiente em que foi encontrado. “É perigoso o cidadão comum tentar resgatar o animal, que pode se assustar ou se estressar e atacar quem estiver na frente”, diz o major José Gabriel de Souza Júnior.
Quando resgatados, se estiverem em bom estado de saúde, os bichos são soltos na área de preservação mais próxima. Caso estejam feridos, são levados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).