Por Cidinha Medrado para o blog
No último sábado (14), o programa Debate Geral, da Rádio Arari FM, sob o comando do jornalista Roberto Gonçalves, revisitou momentos emblemáticos do passado, ao reprisar uma histórica entrevista concedida pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ao comunicador Geraldo Freire em 1985. Durante a conversa, Luiz relembrou um capítulo curioso e afetivo envolvendo seu pai, Januário, e uma peculiaridade que marcou sua viagem ao Rio de Janeiro.
Januário, exímio sanfoneiro e grande influência na carreira de Luiz Gonzaga, só aceitou viajar à capital carioca sob uma condição peculiar: levar com ele a autêntica farinha nordestina. Sem ela, o patriarca não conseguia se adaptar às refeições fora de casa. Determinado a atender o pedido do pai, Luiz Gonzaga não mediu esforços. Ele comprou um caminhão para a viagem e organizou o transporte da iguaria. Quando Januário chegou ao Rio de Janeiro, não só trouxe suas histórias, mas também sacos de farinha como garantia de uma conexão culinária com sua terra natal.
“Eu vim, trouxe três sacos de farinha, mas aviso: volto assim que ela acabar”, teria dito Januário ao filho, ao desembarcar. A frase descontraída e carregada de afeto é reveladora de um vínculo profundo entre identidade, tradição e memória familiar, características tão marcantes na vida e na obra de Luiz Gonzaga.
Relembrar essa história, com seus tons de simplicidade e humor, é também resgatar a força dos laços familiares e das tradições do Nordeste. É um testemunho de como Luiz Gonzaga levou ao mundo não só sua música, mas também as raízes e os valores de sua terra natal.
A edição completa do Debate Geral deste sábado está disponível na programação da Blog do Roberto no You Tube. Um convite para os ouvintes se aproximarem das lembranças de Luiz Gonzaga e do inesquecível Januário. Assista o vídeo: