O secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina Breno Ramos, confirmou a presença dos técnicos do Iterpe em Araripina.
Por Roberto Gonçalves
Apesar da crise econômica, responsável pela retração nos investimentos e redução nos repasses dos convênios com o Governo Federal, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, tem firmado parcerias estratégicas para o Estado e assinou um termo de cooperação com a empresa Casa dos Ventos, que vai assegurar a regularização fundiária dos imóveis rurais de Araripina e Ouricuri, no Sertão pernambucano, localizados na rota de instalação das torres e linhas de transmissão do parque eólico da Chapada do Araripe.
A meta é geocadastrar 15 mil hectares nos dois municípios, com emissão dos títulos até dezembro deste ano. O secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina Breno Ramos, confirmou a presença dos técnicos do Instituto de Terras e Reforma Agrária do estado de Pernambuco esta semana no município.
“O presidente do Iterpe Paulo Lóssio estará aqui em Araripina e iremos discutir as ações que serão tomadas em relação a esta regularização fundiária na parte que toca ao estado de Pernambuco. É importante neste momento, todo o esforço nescessário de nossa parte, para que o projeto ande realmente de vento em popa. Então a gente espera que essa semana, este fruto que vai sair daqui amadureça rapidamente”, disse Breno.
Além do título de propriedade, os agricultores ainda receberão uma quantia mensal por ceder o espaço para instalação das torres, gerando renda não só para o município, mas para toda a região.
As empresas do setor vão investir R$ 6 bilhões em Pernambuco, desse total, R$ 3 bilhões serão empregados pela Casa dos Ventos nos dois parques eólicos do Araripe e Agreste.