Em reunião com o ministro Dyogo Oliveira, empresários e o governo italiano demonstraram interesse em ser sócios do Brasil na conclusão da ferrovia
Por Alvinho Patriota / Foto: reprodução
Salgueiro é um dos municípios que mais se beneficiariam com uma eventual conclusão da Transnordestina. Por estar localizado na ‘encruzilhada do Nordeste’, o município salgueirense é o ponto ideal para uma plataforma multimodal logística no roteiro do trem, o que ainda está nos planos do Governo de Pernambuco. Acontece que as obras atualmente estão paralisadas, mas algumas novidades foram divulgadas esta semana. Em reunião com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, empresários e o governo italiano demonstraram interesse em ser sócios do Brasil na conclusão da ferrovia.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a Transnordestina foi um dos 89 projetos apresentados pela comitiva brasileira aos empresários estrangeiros em viagem pela Europa esta semana. Uma das empresas que manifestou interesse pela Transnordestina foi a Ferrovia del Estado. O ministro disse nas reuniões que o governo brasileiro precisa de parceiros para finalizar esse projeto, que é importante e viável porque movimentará soja e minérios com os portos.
O ministério informou que ainda não sabe como essas parcerias podem ser desenvolvidas, mas abriu o mercado brasileiro de infraestrutura para os estrangeiros.