Início Notícias Insegurança em Pernambuco é culpa de Paulo Câmara, diz Armando Monteiro

Insegurança em Pernambuco é culpa de Paulo Câmara, diz Armando Monteiro

1021

altO senador acusou o governador de terceirizar a culpa pelo assalto cinematográfico à empresa de transporte de valores Brinks.

Por Magno Martins / Foto: reprodução

Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) voltou a bater no gargalo do Governo Paulo Câmara: a segurança pública. Acusou o governador de terceirizar a culpa pelo assalto cinematográfico à empresa de transporte de valores Brinks. Ao mesmo tempo, propôs uma união suprapartidária para ajudar a superar a grave crise da segurança pública. Ele atribui o episódio à omissão do Governo na gestão da segurança, o que, segundo ele, incentiva ações criminosas, como o roubo espetacular na Zona Oeste do Recife.

Salientando não estar fazendo qualquer uso político do que classificou como dramática situação da segurança, Armando mencionou o professor pernambucano de Direito Penal Isaac Luna para destacar que a percepção da fragilidade das instituições de segurança em Pernambuco estimula o criminoso a ousar cada vez mais. Frisou que, “na ausência do Estado, o crime prospera”.

Armando disse que o roubo da Brinks engrossa estatísticas de criminalidade e violência que crescem “de forma assustadora” em Pernambuco, fenômeno contra o qual “a reação do Governo estadual tem sido tímida e débil”. O senador lembrou que, somente em janeiro último, ocorreram 479 homicídios no Estado, uma média diária de quase 16 mortes, com um crescimento de 35% sobre o mesmo mês de 2016. Ele acrescentou terem sido registrados, também em janeiro, quase 200 assaltos a ônibus, o dobro de janeiro do ano passado.

De acordo com o senador, em termos absolutos os assassinatos em Pernambuco já superam os de São Paulo, que tem uma população cinco vezes maior. Declarou que, em termos relativos, Pernambuco registra uma taxa de homicídios quase 60% maior do que a média nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here