“Quando o senhor olhar para esse chapéu, lembre-se dos filhos de sertanejos que clamam por uma universidade pública”, disse Sebastião Dias ao governador Paulo Câmara.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Fabiano Alencar
Sebastião Dias poeta e professor, começou a lecionar aos 18 anos e há 11 ensina na escola da Independência. Filho de Sebastião Dias de Souza e Francisca Mirtes de Matos, Sebastião Dias sempre batalhou em busca de seus objetivos, sua maior virtude é a humildade e a preocupação com o bem estar do próximo. Sebastião Dias é casado com Brenda Caroline e tem uma filha chamada Maria Caroline, considerada o maior presente de sua vida.
Um fato marcante na vida do jovem professor, aconteceu no início de 2015 durante o seminário “Todos por Pernambuco” em Araripina, organizado pelo governo estadual, para ouvir demandas de todas as regiões pernambucanas e traçar um plano de ações prioritárias, Sebastião Dias chamou atenção durante as plenárias que aconteceram no período da tarde com a presença de secretários de estado, prefeitos da região e do governador Paulo Câmara (PSB).
O momento inusitado foi quando o líder jovem abordou assuntos impactantes voltados para cultura e educação, focando principalmente a implantação da Universidade Publica em Araripina. Em um momento emocionante ele tocou o coração da coordenadora executiva de educação estadual quando fez uma comparação com às mães araripinenses que para formar seus filhos precisam cortar o laço familiar por períodos de 5, 6 e até 8 anos de verdadeira perseverança e força de vontade.
Sebastião foi mais longe ainda, quebrou o protocolo e deu de presente um bonito chapéu de vaqueiro ao governador e fez o seguinte pedido: “Quando o senhor olhar para esse chapéu, lembre-se dos filhos de sertanejos que clamam por uma universidade pública.” Diante desse momento, Sebastião foi aplaudido de pé e cravou no coração do governador esse pedido tão sonhado por pais, filhos e estudantes sertanejos.