Foi anunciado pela Herbalife, nesta sexta-feira (15), que o acordo não muda o seu modelo de negócio de venda direta
JC Online / Foto: Reprodução/You Tube
Reguladores federais norte-americanos definiram que a Herbalife terá de pagar uma multa no valor de US$ 200 milhões e reestruturar totalmente suas operações nos Estados Unidos. O motivo é uma acusação de ”práticas enganosas”, que está sendo investigada, mas que não remete à empresa à prática de operar sob o esquema de pirâmide financeira.
De acordo com o Jornal O Globo, a empresa deverá reformular seu sistema de compensação para que as vendas no varejo sejam recompensadas, assim como cortar incentivos que premiavam distribuidores ao recrutar pessoas para o grupo. Com o acordo entre a Comissão Federal de Comércio e a Herbalife, a multa será paga e a investigação encerrada.
Um modelo de negócio que premia os participantes para trazer outras pessoas para participar de uma empresa é essencialmente o modelo de base de um esquema de pirâmide.
Foi anunciado pela Herbalife, nesta sexta-feira (15), que o acordo não muda o seu modelo de negócio de venda direta. A empresa também pagará US$ 3 milhões em um acordo separado para encerrar uma investigação de Illinois.
Em 2014, a empresa de nutrição, com sede nas Ilhas Cayman, já havia anunciado que estava sendo investigada.