Segundo o estudo, muitos deles estão à beira da insolvência e já descumprem limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
G1/Foto: Reproduão
Quase 90% das prefeituras do país estão em situação fiscal difícil ou crítica, mostrou um levantamento do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), divulgado nesta quinta-feira (28).
Segundo o estudo, muitos deles estão à beira da insolvência e já descumprem limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. A pesquisa foi feita com informações fornecidas pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional.
Com a piora das contas públicas, o índice referente a 2015 atingiu seu pior nível em uma escala de pontuação que varia entre zero e um.Quanto mais próximo de um, melhor a situação fiscal da prefeitura analisada. O índice passou de 0,4989 em 2006, para 0,4432 no ano passado.
O levantamento também mostra que nunca tantos municípios do país estiveram em situação crítica, ou seja, com nota até 0,4. Foram 1.711 prefeituras, ou 36,5% do total que estão nesta situação.
Metade das cidades brasileiras fechou 2015 em situação fiscal difícil, enquanto 12% estavam em condição fiscal boa. Segundo o estudo, 23 municípios tiveram gestão fiscal excelente, com nota acima de 0,8. Isso corresponde a apenas 0,5% das prefeituras.