A assistente social do Hemocentro Regional Ouricuri, Naiane Lopes, está fazendo um ‘Tur’ pelas cidades do Araripe, para incentivar a doação de sangue na região.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Arari FM
O estoque do banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), unidade de Ouricuri, no Sertão pernambucano, está de médio para baixo. Durante o período de férias o estoque do hemocentro costuma reduzir por falta de doadores. Devido a essa situação, assistentes sociais do Hemocentro Regional Ouricuri, estão fazendo um ‘Tur’ pelas cidades do Sertão do Araripe, em uma intensa campanha para incentivar a doação de sangue na região.
De acordo com Naiane Lopes, assistente social da captação de doadores voluntários de sangue, que esteve nesta terça-feira (26), participando de uma entrevista na rádio Arari FM, a campanha tem como principais objetivos desmistificar concepções acerca da doação, além de sensibilizar e reiterar a importância da doação como um ato de amor ao próximo.
“A doação deve ser pensada como um ato de cidadania. Segundo o Ministério da Saúde, se todo cidadão saudável doasse sangue duas vezes ao ano, não haveria a necessidade de campanhas emergenciais. A doação é um ato de amor incondicional, pois, é voluntário e anônimo”, ressaltou.
Naiane lembra que o doador não deve doar sangue em jejum. O doador também deve repousar por no mínimo 6h na noite anterior à doação, além de não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Não deve também ingerir alimentos gordurosos e evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois de doar.