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Governo tem dinheiro para Cuba,para a corrupção mas não tem dinheiro para salvar o São Francisco diz Osvaldo Coelho

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Mesmo no seu exílio voluntário, em Petrolina, o ex-deputadoOsvaldo Coelho (DEM) continua sendo um defensor incansável da preservação do rio Francisco e dos projetos de irrigação que impulsionaram o desenvolvimento na região do vale. Vejam o texto que ele enviou ao Blog:

I) À semelhança do Rio Nilo que é dádiva da natureza para o Egito, o Rio São Francisco é uma dádiva para nossa região semiárida. Durante mais de cinco mil anos o Rio Nilo tem sido a força que movimenta a economia egípcia e o Rio São Francisco, bem aproveitado, deveria ser a força para movimentar a economia do vale.

II) O Rio São Francisco, no semiárido, é vítima do governo da União. A União lhe devota indiferença. Ignora a sua importância, o seu potencial. Exceção ao governo Dutra, ao período revolucionário, ao governo Sarney e Fernando Henrique. O Dutra libertou a região da malária, a Usina de Paulo Afonso e a ponte Petrolina-Juazeiro. O período revolucionário ativou a navegação e a irrigação. Sarney e FHC prosseguiram com a irrigação. Em 1855, no Império, o engenheiro alemão Henrique Halfeld, foi encarregado de efetuar com vistas à navegação desde a cachoeira de Pirapora até a foz, no Atlântico.

III) As 11 barragens a serem construídas para vitalizar o caudal ficaram no papel. O que falta no vale não é chuva. É governo. Não é governo bom. É simplesmente governo.

IV) Enquanto isto o rio emagrece. Definha. Tira o sono dos ribeirinhos, enquanto o governo dorme em Brasília.

V) O que acontece não é problema regional. É nacional. Tem dinheiro para Cuba, para campo de futebol, para a África, para trem bala, para a corrupção. Não tem dinheiro para dar vida ao Rio São Francisco. Um basta a tanto descaso.

VI) O governo deve ter mil olhos, não deixar de investir para populações mais fracas. Urge reativar a navegação. A irrigação é responsável pela inserção das nossas frutas no mercado internacional.

VII) O potencial para a piscicultura, para a irrigação, para a navegação, para o turismo e para a energia é enorme.

VIII) Contudo, hoje para o rio o que é enorme é a indiferença.

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